terça-feira, 24 de maio de 2011

Monteiro Lobato no CSM Ir. Beno

O Projeto Biblioconexões tem possibilitado aos educandos do CSM e a comunidade uma aproximação com as obras de Monteiro Lobato. Esta ação de mediação de leitura avança cotidianamente.

Neste processo a criatividade no vivenciar a história faz toda a diferença, como o avental de histórias que tem encantado com o cenário da história e os personagens. De acordo com cada história os personagens ganham vida, como foi à participação da boneca Emília, caracterizada pelas estagiárias Aline e Gabriela. Essa história não foi somente contada aos alunos atendidos pelos projetos A Hora da História e Literatura em Ação, mas sim, ampliado a todos educandos do Centro Social Ir. Beno, desde os dois aos dezessete anos, com linguagens adequadas a cada faixa etária.

Visando abranger outras propostas a biblioteca tem realizado conexões com outras ações como é o caso do Projeto Petrobrás que envolve a participação Mediadores de Leitura, em que os educandos participam na contação de histórias nos projetos Literatura em Ação e A Hora do Conto. O resultado foi melhor que o esperado, pois houve muitos interessados, ultrapassando o número de candidatos previstos para o projeto, ficando alguns em listas de espera. Uma das apresentações de João e Maria já contou com a participação de uma educanda, como mediadora de leitura, representando a personagem Emília.



Tendo em vista a necessidade da boa alimentação, no mês de abril o Projovem participou como mediador de leitura ao apresentar às oficinas de artes visuais I e expressão corporal, a história A cesta de Dona Maricota de Tatiana Belinky, evidenciando a importância de tal tema às crianças.

Um ponto muito importante da participação desses educandos como Mediadores de Leitura, é que para contar as histórias será necessária a leitura prévia dos livros, influenciando, estimulando e exercitando a leitura, tão importante para todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário